Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

Sugestão de planejamentos (planos de aula)

Esse site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html é interessante para meus companheiros na luta diária para educar, seja através da música ou outros conteúdos. Ele possui um link "Espaço da aula" em que há diversas sugestões de aulas fantásticas. Além disso, há materiais para leitura, links importantes, etc... Vale apena acessar!!! Abraços






Os professores do ensino fundamental e médio podem diversificar as aulas, torná-las mais atrativas e conhecer o trabalho de outros colegas espalhados pelo país ao acessar o Portal do Professor. Gratuito, o portal oferece modelos de aulas de acordo com cada etapa do ensino e disciplina, recursos multimídia, cursos de formação de professores, um jornal voltado para o dia-a-dia da sala de aula, links diversos, fóruns, blogs e várias outras opções. Entre as ferramentas há fotos, mapas, vídeos e animações.


"São 1.664 recursos multimídia", informa a coordenadora do portal, Carmem Prata. Entre as aulas disponíveis, há 42 relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental e 93 voltadas para os anos finais. Outras 178 podem auxiliar o professor do ensino médio. De acordo com Carmem, a intenção é dar prioridade ao desenvolvimento de metodologias de ensino com o apoio de recursos multimídia.

"Procuramos descobrir como um vídeo, uma pesquisa, uma animação podem ser inseridos na aula de maneira que ela fique mais interessante e influencie no aprendizado", afirma Carmem. Os simuladores são um exemplo de como a ferramenta virtual pode ajudar no processo de ensino e aprendizado. Carmem explica que eles são como laboratórios virtuais. Assim, o professor ou o aluno pode fazer experimentos de física, por exemplo, apenas com o uso do computador. "A pessoa pode simular uma pedrinha sendo jogada para descobrir a velocidade dela", exemplifica.

Além de assistir às videoaulas, os professores podem comentá-las e até aperfeiçoá-las. Ao final de cada uma, há um espaço para comentários que incentiva o debate metodológico. O professor Nílton de Sousa, do curso de pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), elaborou uma aula sobre a Amazônia, colocou-a no portal e gostou da repercussão. "Um professor do Pará achou ótimo", afirma. "Ele melhorou meu plano de aula e fez uma segunda versão, que está no site."

Nílton participou da elaboração dos primeiros planos de aula disponíveis no portal para ajudar os professores a trabalhar os conteúdos da educação básica em sala. "Mas agora o projeto anda sozinho. Os professores estão colocando suas próprias aulas, comentando as que já estão disponíveis, usando os recursos", diz. Os dados comprovam o interesse crescente dos professores. Em pouco mais de três meses, desde que o portal foi criado, houve 252.585 acessos.

Para Nílton, o espaço virtual é inovador porque congrega colegas do país todo e permite que cada um adapte o conteúdo disponível a sua realidade, com o uso das ferramentas disponíveis. Ele tomou tanto gosto pelo projeto que decidiu usá-lo nas aulas de graduação ministradas aos futuros pedagogos da UnB. "No lugar de uma avaliação final, meu alunos terão de produzir planos de aula para o portal."

No Portal do Professor também são oferecidos vídeos da TV Escola, textos e apostilas para orientar o professor, todo o conteúdo dos cursos que o Ministério da Educação (MEC) oferece, como o Pró-Letramento e o Proinfantil, links para as rádios e tevês universitárias, comunidades virtuais, blogs, chats e fóruns. O professor tem acesso grátis e sem necessidade de senha a todo o conteúdo do portal, exceto o espaço de criação de aulas, para o qual é preciso fazer o registro.

FONTE

Ministério da Educação
Maria Clara Machado - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gerenciamento do Blog

Minha foto
Sou Shirley Cristina, possuo graduação em Educação Artística - Habilitação em música (PIANO) pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e mestrado em Musica pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente sou aluna especial do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Atuo como professora de percepção musical, noções de Educação Musical e Práticas Profissionais para os alunos do Conservatório Estadual de Música em Uberlândia. Já atuei como professora substituta no Departamento de Música e Artes Cênicas da UFU ministrando disciplinas na área de Educação Musical. Também, fui professora no curso de Arte Educação da FIMES, Faculdades Integradas de Mineiros (Goiás). Trabalhei como educadora musical em diversas escolas particulares como Marista, Anglo, Conviver, Crescer e Construir, além de centros de formação da prefeitura como Aura Celeste.Além disso, atuo como tutora a distância em curso de aperfeiçoamento em Educação Especial na UFU e pós-graduações em educação no Instituto Passo Um.

Arquivos do blog

Para pesquisar neste blog

Carregando...

Seguidores

PARTITURAS PDF/MP3

PARTITURAS PDF/MP3
clique na imagem para acessar

PARTITURAS

PARTITURAS
clique na imagem para acessar