Total de visualizações de página

sábado, 30 de julho de 2011

Bossa Nova


Movimento da música popular brasileira que surge no final dos anos 50, lançado por João Gilberto (1931-), Tom Jobim (1927-1994), Vinícius de Moraes (1913-1980) e jovens cantores e compositores de classe média da Zona Sul carioca. Caracteriza-se por uma maior integração entre melodia,  harmonia e ritmo, letras mais elaboradas e ligadas ao cotidiano, valorização da pausa e do silêncio e uma maneira de cantar mais despojada e intimista do que o estilo que vigorava até então.
De acordo com uma definição de Tom Jobim, a bossa nova é “o encontro do samba brasileiro com o jazz moderno”. O marco inicial é o lançamento, em 1958, do LP Canção do Amor Demais, gravado por Elizabeth Cardoso (1920-1990), com música de Tom Jobim e letra de Vinícius de Moraes. O acompanhamento de duas faixas – Chega de Saudade e Outra Vez – é feito pelo violão de João Gilberto, que introduz uma nova batida, identificada mais tarde com a bossa nova.
No início da década de 50, o jazz norte-americano influencia cantores brasileiros, como Mário Reis (1907-1981), Dick Farney (1921-1987), Lúcio Alves (1927-1993), Tito Madi (1932-) e Johnny Alf (1929-), que são considerados os precursores da bossa nova. Eles são acompanhados por jovens da zona sul do Rio de Janeiro, como Carlos Lyra (1936-), Roberto Menescal (1937-), Nara Leão (1942-1989) e Ronaldo Bôscoli (1929-1994), que passam a se reunir para tocar violão e cantar músicas próprias e de outros compositores. Carlos Lyra e Roberto Menescal formam uma academia de violão, em 1956, e divulgam as composições do grupo. Influenciadas pela linguagem informal e a temática cotidiana do samba, as letras simples e coloquiais da bossa nova frequentemente retratam temas do universo desses jovens, como Corcovado, Garota de Ipanema e A Felicidade.
Um show do Grupo Universitário Hebraico, no Rio de Janeiro, em 1958, inaugura as apresentações públicas da bossa nova. A expressão, que já era utilizada para denominar o novo estilo de música, surge na letra do Desafinado, gravada por João Gilberto, com música de Tom Jobim e letra de Newton Mendonça (1927-1960). Em maio de 1960, João Gilberto apresenta-se pela primeira vez num show com os músicos da bossa nova: A Noite do Amor, do Sorriso e da Flor. Em 1962, o festival de bossa nova realizado no Carnegie Hall, em Nova York, Estados Unidos, dá projeção internacional ao movimento. Na ocasião são apresentadas Samba de uma Nota Só, O Barquinho e Lobo Bobo, entre outras. A partir de 1963, alguns iniciados do movimento, como Nara Leão e Carlos Lyra, abandonam a temática original da bossa nova e voltam-se para as raízes do samba de morro e para a música nordestina. 
Águas de março - Elis Regina
acesse o vídeo


Dic
ìcone para imagem do músico e compositor brasileiro Dick Farney.k Farney
acesse a imagem


História da Bossa Nova
acesse o vídeo


Infográfico sobre a Bossa Nova
acesse o infográfico


Infográfico - "Chega de Saudades" ao longo das décadas
acesse o infográfico


In
fográfico Bossa Nova 50 anos
acesse o infográfico


ícone com link para imagem do músico João Gilberto.
João Gilberto
acesse a imagem


ícone com link para áudio sobre João Gilberto.
João Gilberto - Pai da Bossa Nova
acesse o áudio

ícone com link para imagem do músico Johnny Alf.Johnny Alf
acesse a imagem


ícone com link para imagem do músico Lúcio Alves.
Lúcio Alves
acesse a imagem


ícone com link para imagem da cantora Nara Leão.
Nara Leão
acesse a imagem


ícone para imagem rapaziada bossa nova.
Rapaziada Bossa Nova
acesse a imagem


ícone com link para imagem do compositor Roberto Menescau.
Roberto Menescau
acesse a imagem


R
ícone com link para a imagem do cantor e compositor Ronaldo Bôscoli.onaldo Bôscoli
acesse a imagem


T
ícone com link para imagem do compositor Tom Jobim.om Jobim
acesse a imagem


V
ícone com link para imagem do compositor Vinícius de Moraes.inícius de Moraes
acesse a imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos do blog

Para pesquisar neste blog

Seguidores

PARTITURAS PDF/MP3

PARTITURAS PDF/MP3
clique na imagem para acessar

PARTITURAS

PARTITURAS
clique na imagem para acessar