Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MG: professores encerram greve e voltam ao trabalho na 5ª feira


"Os professores estaduais de Minas Gerais decidiram encerrar a greve mantida há 112 dias no final da noite de terça-feira, depois de acordo estabelecido com o governo. Eles retornam ao trabalho já nesta quinta-feira.
A decisão foi tomada após votação em frente a Assembleia Legislativa e pôs fim à greve de fome de dois professores - a qual havia completado nove dias na terça -, ao acampamento de cerca de 300 educadores em frente à casa legislativa e ao protesto de 38 professores que se mantinham acorrentados. Os professores pediam o cumprimento da Lei Nacional do Piso, que determina o pagamento de R$ 1.187 de vencimento básico.
O acordo foi discutido em reunião com deputados, representantes do governo e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação em Minas Gerais (Sind-Ute). Em seguida, a proposta foi colocada em votação. Em 8 de outubro, o comando de greve se reúne novamente para fazer uma avaliação das propostas negociadas.
Assim que o acordo foi fechado, os professores que faziam greve de fome, Marilda de Abreu Araújo e Abdon Geraldo Guimarães, foram encaminhados para um hospital, alimentados e seu estado é considerado bom.
O acordo:
Em comunicado, o governo de Minas Gerais informou que o entendimento com a categoria prevê:

- a suspensão da paralisação parcial dos servidores de educação da rede pública estadual e o imediato retorno dos professores às salas de aula;
- a suspensão da tramitação do Projeto de Lei enviado pelo governo de Minas à Assembleia Legislativa e a suspensão da aplicação de novas penalidades que seriam adotadas em decorrência da ilegalidade da paralisação decretada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e confirmada pelo Supremo Tribunal Federal;
- a formação de uma comissão de negociação composta por parlamentares e por representantes do Sind-Ute e do governo de Minas. Esta proposta é a mesma que havia sido apresentada ao sindicato em reunião realizada em julho de 2011 com a presença de parlamentares."


Ney Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos do blog

Para pesquisar neste blog

Seguidores

PARTITURAS PDF/MP3

PARTITURAS PDF/MP3
clique na imagem para acessar

PARTITURAS

PARTITURAS
clique na imagem para acessar